domingo, 7 de fevereiro de 2010

Contra-ataque de direita

Crise de 2009, a sismologia do capitalismo apresenta graves oscilações, a esquerda cruza os dedos e as observa como a uma implosão. Acontece que demora...
E , enquanto demora, a direita vai se recuperando.

Mau-humorada, aproveita pra contra-atacar. E não bate leve: é injusta, fanática e histérica, carregando consigo algumas pessoas sensatas... mas estas se disfarçam muito bem.
Rancorosa, bate em quem não tem muita força: imigrantes, sobretudo aqueles cuja cultura se distingue visivelmente, distorcendo a idéia de igualdade pra ofender quem diverge do padrão que tenta impor. E usam de falácias e boatos para convencer que só querem restringir abusos, quando a intenção de selecionar cérebros - e bolsos.

Entre crises e bolhas, a direita mantém seu posicionamento liberal ... desde que não sejam seus bancos que precisem de ajuda. Nesses casos , nunca há um "Tea Party", sempre há moderação.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As águas, antes de março

Uma cidade em Festa , final de ano, a Av. Paulista se inunda de gente. Comemorando que um novo dia, surpreendentemente, segue após os acabados.
De fato , digno de festa.

Depois disso , chove. Sampa é a terra da Garoa, pois. Mas isso se restringe à avenida Ipiranga e região. Na periferia, São Paulo é a terra das chuvas de Verão. Torrenciais, mostram que a especulação imobiliária não deveria passar sobre os rios.

Tarde demais, agora que a cidade mora no leito secundário de seus rios , reclamar da chuva, como fazem os tucanos, ou dizer que na sua época não enchia assim, como faz um determinado senhor senil. É da natureza de um rio transbordar, mesmo que achemos inconveniente. Não deveríamos ignorar isso.

O resultado é que, cheio ou não , seu curso não se altera, só mudam os penduricalhos que carrega: se antes eram paus e pedras, hoje são garrafas PET, sofás, toda sorte de objetos que, de acordo com as condições financeiras do fiel, se oferta às divindades do subterrâneo, de pneus à carros inteiros.

Nos preocupemos hoje, mas que essa preocupação seja também levada para os meses seguintes. Não pode chegar a outubro.
Aliás, como chegaria? O Carnaval, a festa mais importante do mundo vem ainda em fevereiro...